ULTIMATE BLISS

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

    

de Miguel de Jesus, 2022 ficção/ documentário, Portugal/ Austrália, 14min

“Querida Marisa, Agora, um planeta inteiro nos separa. 17990 quilómetros, para ser preciso. No limiar deste paraíso, só há uma coisa que posso fazer. Esperar. E por fim, o Ultimate Bliss virá ao nosso encontro, baby.” Um filme-diário e um exercício de memória, sobre um futuro que tem tanto de remoto como de selvagem.

Nota do Realizador:

A viver em Lisboa e numa altura da minha vida em que um sentimento de estagnação em relação ao futuro pairava sobre os meus ombros, conheci uma mulher australiana por quem me apaixonei. Decidimos casar-nos, por amor e por razões burocráticas. A Marisa partiu uma semana após o nosso casamento, e eu iria juntar-me a ela pouco depois. Com base nas nossas conversas e correspondência, decidi registar esta ponte entre a vida que deixei e conhecia, e a chegada a uma ilha perdida no fundo do Oceano Pacífico, com sentimentos que carrego e deixo para trás, de memórias e desejos. Um olhar sobre os últimos momentos no meu país e a transição para um novo, com imagens que me são familiares e outras que surgem com um efeito quase sobrenatural. O que morre e o que permanece, de forma directa ou mais abstrata. Esta micro-narrativa é contada pelo meu espírito e pelas imagens, narrada pela minha esposa no tempo presente. Um registo que começa com uma carta de despedida e que se torna uma carta de volta à pessoa que amo. Este filme é, em si, uma nota de intenções, não sobre um filme per se, mas sobre a minha própria vida.

Festivais:

Doclisboa, Portugal Caminhos do Cinema Português, Portugal Lima Alterna Festival Internacional de Cine, Perú Cinemancia Festival Metropolitano de Cine, Colômbia Primavera Do Cine, Espanha FestiFreak – Festival Internacional de Cine Independiente de La Plata, Argentina vistacurta, Portugal Frames – Portuguese Film Festival, Suécia Beijing International Short-Film Festival, China

Informação Técnica:

Com o apoio: